sexta-feira, 14 de maio de 2010

A LENDA DO PAPAI NOEL

A figura de Papai Noel surgiu apenas no século XIX. Inicialmente ligada a um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, dava presentes aos pobres e conseguiu dotes para moças casarem (uma exigência da época). Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A imagem do bom velhinho acabou sendo explorada pelo capitalismo para o incremento de consumo que vem da troca de presentes. De qualquer maneira, os anos fixaram a festa como sendo um momento de festa em família e confraternização.
Mesmo para algumas religiões que não são a Católica ou as cristãs, a data é lembrada, sem as mesmas proporções, já que Cristo é considerado um profeta para muçulmanos e espíritas.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.



São Nicolau foi o inspirador do Papai Noel


Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Mas na realidade, o cartunista Thomas Nast, mestre da charge politica americana já havia apresentado no Séc. XIX um Papai Noel com roupas vermelhas ao mundo.




Desenhos do Papai Noel feitos pelo cartunista Thomas Nast no séc. XIX

Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram boas e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com sua carroagem puxada por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário