terça-feira, 18 de maio de 2010

10 FATOS SOBRE NOSSO CORPO

É a mais perfeita máquina já produzida. Nosso corpo humano é uma uma ampla rede de múltiplas combinações. Tão ampla, que se apurarmos alguns fatos sobre ele, ficamos deslumbrados. Confira 10 fatos extraordinários sobre o nosso corpo.


Você pode viver sem muitos dos seus órgãos internos
Muita gente imagina que seja impossível viver sem um órgão interno. Isso é verdade para um órgão vital, como o coração. Na verdade, se você remover um baço, um rim, um pulmão, 75% do seu fígado, 80% dos seu intestino e a maioria dos órgãos localizados na pelve e região da virilha ainda permanecerá vivo.

A morte de centenas de células
A cada minuto nosso corpo morre, isso é um fato. A cada 60 segundos, nosso corpo perde 300.000.000 células. Sim, isso mesmo, perdemos quase a população dos Estados Unidos. No entanto, para equilibrar a perda, nosso copo produz mais células do que perde.

Seu cabelo é o superman do seu corpo
Quando dizemos que seu cabelo é o Superman do corpo, o que queremos dizer é que seu cabelo é praticamente indestrutível. Múmias que datam de milhares de anos ainda possuem cabelos. As mudanças no clima, umidade e temperatura não podem ferir seu cabelo. A única fraqueza real do cabelo é o fogo, provavelmente porque seu cabelo é composto de carbono.


Cuidado com o poder dos ácidos estomacais
Seu estômago é uma parte muito poderosa do seu corpo. Os ácidos estomacais que circulam no seu corpo são tão fortes que podem dissolver zinco. Você pode perguntar por que ele não consome seu próprio corpo. A resposta está no rápido poder de renovação do estômagos, que não deixa tempo suficiente para que o ácido corroa o revestimento. Se não fosse por essa capacidade de renovação, teríamos um grande buraco em nosso corpo em minutos.


Seus pulmões, ossos e unhas
Aqui estão essencialmente três fatos em um. Em primeiro lugar, seus pulmões estão cheios de pequenos vasos sanguíneos chamados capilares. Em ambos os pulmões existem 300,000 milhões de capilares. Se você colocar todos os capilares lado a lado, chegará a 1.500 km. Em segundo lugar, podemos quebrar os nossos ossos, entretanto, eles são muito fortes. Um bloco de ossos do tamanho de uma caixa de fósforos pode suportar o peso de nove toneladas. Em terceiro lugar, suas unhas crescem sem parar. Se você perder uma unha, vai demorar seis meses para que ela volte a ter seu tamanho real.



Crescemos todas as noites
Sim, isso é verdade, todas as noites seu corpo cresce um pouco. O corpo cresce porque seus discos de cartilagem são espremidos pela força da gravidade, quando você está de pé ou sentado. Então, quando você acorda e começa a andar, a sua altura encolhe e volta ao tamanho normal.




Filtro da natureza
Seus rins ajudam a livrar as toxinas de nosso corpo. Sem nossos rins, iríamos morrer. A razão para isso é a incrível capacidade de filtragem dos rins. Cara rim contém um milhão de filtros. Isso significa que seu corpo tem dois milhões de filtros individuais, que podem filtrar 1,3 litros de sangue por minuto e expelem 1,4 litros de urina por dia. Sem essa vital importância, seu corpo rapidamente se enche de toxinas e você fica rapidamente doente e muito perto da morte. É por isso que as pessoas, cujos rins não funcionam corretamente, precisam fazer diálise renal.




Nosso corpo é muito quente
O corpo humano é uma grande produtora de energia. Quando você olha para uma imagem do corpo humano com tecnologia de infravermelho, verá quanto calor ele irradia. Esse calor é gerado dentro de nosso corpo e ajuda a nos manter vivos. Na verdade, o corpo humano gera tanto calor que em apenas 30 minutos é capaz de ferver metade de um galão de água. Isso pode não parecer muito, dado que você pode ferver água em apenas alguns minutos no fogão, mas lembre-se que o seu corpo está fervendo essa água não fazendo nada… mantendo-se vivo.



Somos seres visuais
Somos seres visuais por causa da quantidade de informação que processamos através de nossos olhos, e não através de outros sentidos. Processamos cerca de 90% de todas as nossas informações através dos olhos. Os outros 10% são processados pelos nossos outros quatro sentidos: paladar, tato, audição e olfato.

Quebrando o limite da velocidade
Nossos corpos não se movem tão rápido quanto os outros animais, como a chita, por exemplo, mas um espirro pode ultrapassar os 160 km/h. Isso é bastante rápido, considerando que ele está saindo do nosso rosto.
Fonte: ciencia do corpo humano

Um comentário: